5 Dicas para uma Apresentação de TCC Matadora

Conheça 5 dicas para fazer uma apresentação de TCC nota 10.
Apresentação de TCC Matadora
Apresentação de TCC Matadora (Pixabay / Janeb13).

O último período dos cursos de graduação costuma ser marcado pela tensão dos estudantes por causa do trabalho de conclusão de curso (TCC). Depois de tudo revisado, escrito e reescrito por inúmeras vezes, chega o momento que bate aquele desespero: apresentação e defesa do TCC.

Para dar tudo certo preste bem atenção nessas dicas e fique tranquilo, pois com certeza você irá arrasar em sua apresentação. Então vamos lá?

Dica número 1: Roteiro da apresentação


Para fazer sentido o que você fala com seus slides é necessário ter um script em mãos. Nele deve conter as seguintes informações.

- Apresentação: Nessa parte deve conter a parte de identificação do projeto. Coloque seu nome completo, o título do trabalho, e quem orientou. Aproveite também para apresentar os integrantes da banca para a plateia.

- Introdução: Aqui você vai elencar os pontos centrais que te motivaram a escolha do assunto central. Justificativa do tema, objetivos do estudo, e a metodologia usada devem ser apresentadas nesse momento.

- Desenvolvimento: Apresente o desenvolvimento do trabalho, a abordagem dada, uma boa ideia é fazer pequenos resumos dos capítulos.

- Conclusão: Retome ao objetivo principal do trabalho. Exponha os resultados e faça os agradecimentos as pessoas que ajudaram no estudo e a atenção dada pela banca.

Dica número 2: Fala


O tempo de defesa das bancas costuma ser de 15 a 20 minutos. Tente evitar falar muito rápido, pois a banca pode não entender alguma parte da apresentação. Fale de forma clara e objetiva, num tom de voz adequado, e seja firme!

Fale com motivação e evite o uso de gírias. Olhe nos olhos da banca e da plateia (se estiver inseguro olhe para a testa). Lembre de levar uma garrafa de água para deixar a voz limpa.

Dica número 3: Treino


É importante treinar para dar tudo certo. Em frente ao espelho, ou para um amigo, apresente seu TCC como se fosse o dia da defesa. Com certeza a insegurança vai diminuir bastante quando chegar à hora!

Dica número 4: Apresentação de slides


Quando for montar a sua apresentação tenha cuidado para não colocar muitas informações que podem deixá-lo confuso(a). Existem outras opções de programas além do Powerpoint que podem dar uma guinada em seu trabalho, como o Prezi, Keynote, Google Docs, entre outros.

Dica número 5: Domine o conteúdo


Neste momento é muito importante saber o que está falando. Por isso, dominar o conteúdo é o principal ponto para dar tudo certo. Provavelmente a banca vai fazer críticas e levantar questões e o seu papel é defender o trabalho ao máximo, por isso tenha firmeza!  Evite ser monossilábico e justifique todas as decisões tomadas para que dúvidas não sejam levantadas.

Para dar tudo certo


Assistir a apresentação de seus colegas também é uma boa se estiver muito nervoso. Pense que na hora da defesa, além de seu orientador ninguém conhece mais seu trabalho tão bem quanto você! Então aproveite para chegar cedo, testar a apresentação e cumprimentar os convidados e a plateia. Depois é só comemorar!

Quer ver mais dicas como essas? Clique aqui e conheça os segredos para tirar nota 10 na apresentação do TCC.

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário