É Obrigatório Fazer as Atividades Complementares?

Descubra se você é obrigado entregar as atividades complementares.
Estudante fazendo resenha de livro
Estudante fazendo resenha de livro (Pixabay / Adina Voic).
Muitos estudantes que estão iniciando na graduação ficam surpresos ao se depararem com as atividades complementares. Inclusive muitos ficam revoltados, pelo fato de trabalhar e estudar e ainda por cima ter que entregar as atividades complementares.

O fato é que muitos estudantes de graduação não intendem o que são as atividades complementares. Muitos ficam confusos e com medo de não conseguirem entregar as atividades a tempo.

Bom, resolvi escrever esse artigo porque comigo não foi diferente. No primeiro semestre tudo é novo, cada dia temos algumas surpresas boas e outras não tão boas. Lembro que alguns colegas de curso ficaram totalmente revoltados, alguns trabalhavam nos fins de semana, eles "pensaram" que não conseguiriam entregas as 60 horas exigidas por semestre.

Muitos questionaram se as atividades complementares eram obrigatórias, inclusive eu fui um deles. Por falta de informação acabei não entregando as horas complementares exigidas naquele semestre.

Porém depois de me informar e intender como funcionava essas atividades, tudo foi mais fácil. Por isso resolvi criar esse blog atividadescomplementares.org para ajudar os estudantes a entregarem as atividades complementares de acordo com seu curso.

Se você está com duvida sobre as atividades complementares, veja o FAQ com perguntas e respostas sobre o assunto:

# 1 – As atividades complementares são obrigatórias?
Sim. Todo estudante de graduação deve realizar as atividades complementares conforme as diretrizes curriculares do MEC.

# 2 – O que acontece se o aluno não entregar as atividades complementares?
O aluno fica impedido de colar grau, em outras palavras você não vai receber seu diploma.

# 3 – Eu não consegui entregar as atividades complementares nesse semestre. Posso entregar no próximo semestre?
Sim. Você não é obrigado entregar as atividades complementares logo no primeiro semestre. Porém é interessante você seguir o cronograma da faculdade. No meu caso eu tinha que entregar 60 horas por semestre, por exemplo: caso eu não entregasse as 60 horas no primeiro semestre, no próximo semestre eu tinha que entregar 120 horas.
 
Por isso é interessante você seguir o cronograma da faculdade, para você não acumular as horas complementares e não ficar perdido.

# 4 – Posso realizar as atividades complementares durante as férias da faculdade?
Sim. As atividades podem ser realizadas durante o período de férias da faculdade.

# 5 – Posso apenas fazer cursos online?
Não. As atividades são classificadas em categorias, para cada categoria existe um limite máximo de horas. Na minha faculdade por exemplo: eu podia entregar apenas 40 horas de cursos por semestre.

# 6 – O que fazer para entregar como atividades complementares?
Cursos online, resenha de livros e filmes, visitas a museus, participação em palestras, congressos e seminários, participação em projetos e ações sociais fazem parte das atividades complementares.

Espero ter tirado algumas duvidas com relação as atividades complementares. Se você por algum motivo ainda esteja com duvida, não exite em procurar o responsável pelas atividades complementares do seu curso.

Caso você tenha alguma duvida, sugestão ou critica, por favor deixe um comentário aqui no blog.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário