O que são Atividades Complementares na Faculdade?

Descubra o que são e para que servem as atividades complementares na faculdade.

Estudante com dúvida sobre as atividades complementares
Estudante com dúvida sobre as atividades complementares (Pixabay / Engin Akyurt).
Quando você ingressa no curso superior uma das primeiras coisas que você ouve falar é sobre as atividades complementares.

Muitos alunos ficam perplexos ao saberem que eles tem que fazer "algo a mais" fora do ambiente acadêmico para poderem se formarem.
 
O fato é que muitos alunos não entendem para que servem as atividades complementares e acabam deixando tudo para o último semestre. Dai você já pode imaginar o desespero que é conseguir as atividades complementares na última hora.

Para que você não tenha esse problema, vamos entender o que são as atividades complementares e o que você pode fazer para conseguir essas horas.


O que são as atividades complementares na faculdade?


Falando de maneira geral as atividades complementares na faculdade são práticas de estudos, busca por conhecimento e habilidades que devem ser obtidas fora do ambiente acadêmico.

Essas atividades tem como objetivo principal contribuir para a formação do aluno tanto na vida pessoal como na profissional.

Em outras palavras o intuito das atividades complementares é fazer você adquirir mais conhecimento sobre a sua área de formação, fazendo com que você não fique restrito apenas o que é ensinado dentro da sala de aula.


Quais atividades são consideradas complementares? 


Quando eu estava fazendo o curso de ciência da computação eu tinha que entregar 60 horas por mês até completar o número de horas estipulado pela faculdade. As atividades complementares preferidas por mim e pela minha turma era fazer algum curso online e assistir a palestras que eram promovidas pela faculdade.

Além disso teve uma professora que organizou uma ação social onde o objetivo era arrecadar brinquedos para doar para alguma instituição que cuidava de crianças carentes, a cada brinquedo doado, você ganhava um determinado número de horas que era entregue como horas complementares.

Se você não sabe ainda o que fazer, veja algumas ideias de atividades que são consideradas complementares por qualquer faculdade do Brasil:

-Assistir palestras, congressos, simpósios, seminários e conferências. Além de você participar de algum desses eventos, será preciso fazer um pequeno relatório falando sobre o que você aprendeu.
 
-Fazer um curso a distância ou presencial. Você pode fazer qualquer curso livre que esteja ligado diretamente com seu curso de graduação. Por exemplo, você estuda engenharia civil e faz um curso à distância de AutoCAD com carga horaria de 60 horas.

-Outra atividade complementar bastante feita por alunos é a ação voluntária. Por exemplo, você estuda Letras e decide reunir sua turma para arrecadar livros e distribuir em alguma comunidade carente, incentivando a prática de leitura.

-Os estudantes de Direito por exemplo, podem assistir audiências em fóruns ou tribunais.

-Visita Técnica, você pode visitar uma empresa ou organização que tem atuação na sua área de formação. Além da visita será necessário elaborar um relatório destacando as principais observações que você fez durante o tempo que você esteve na empresa ou organização.

-Ministrar curso ou palestra. Por exemplo, na semana nacional de ciência e tecnologia na sua faculdade, você pode ministrar um curso sobre a planilha eletrônica gratuita Calc ou dar uma palestra sobre boas praticas de segurança na internet. O curso e a palestra podem ser voltados para os alunos de outros cursos de graduação ou podem ser abertos para a população em geral. 
 
Enfim, existem diversas maneiras para você conseguir as horas complementares. Essas dicas foram apenas alguns exemplos práticos de atividades complementares que você pode estar fazendo sem dificuldade alguma.

Você deve apenas se lembrar que o ideal é procurar por atividades que contribuem para sua formação profissional e pessoal.

Espero que você tenha entendido o que são atividades complementares na faculdade.

Até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário