Atividades Complementares para Faculdade

Tire suas duvidas e conheça alguns meios para fazer as atividades complementares.
Duvidas sobre as atividades complementares
Duvidas sobre as atividades complementares (Pixabay / Gerd Altman).
Ao iniciar seu primeiro curso de graduação, muitos estudantes ficam confusos no que se refere as atividades complementares.

Muitos estudantes ficam perdidos e não sabem o que fazer para entregar as atividades complementares. Alguns estudantes até chegam a questionar o coordenador do curso sobre as atividades complementares serem obrigatórias.

Existem também alunos que não se importaram com a entrega das atividades complementares e deixam tudo para última hora, quando eles percebem que não vão poder colar grau, saem desesperados pesquisando na internet por atividades complementares prontas.

Primeiro vamos deixar claro que as atividades complementares não são um bicho de sete cabeças. Segundo qualquer estudante consegue entregar as atividades no tempo previsto. Terceiro as atividades complementares não são para "encher linguiça" na grade do seu curso, pelo contrário elas proporcionam conhecimento extracurricular junto ao seu curso.

As Duvidas Mais Comuns Sobre as Atividades Complementares


Sou obrigado a entregar as atividades complementares?

Sim. Todo aluno matriculado em qualquer curso de graduação é obrigado a entregar as atividades complementares. Qualquer estudante que não entregar as horas complementares não poderá colar grau.

Posso realizar um único tipo de atividade complementar?

Não. As atividades complementares são classificadas por categoria. Para cada tipo de categoria existe um limite máximo de horas. Por exemplo o limite máximo para cursos online são de 40 horas semestrais, você faz um curso com carga horaria de 60 horas. Vão ser contabilizados apenas 40 horas, as 20 horas restantes não serão computadas.

Posso começar a entregar as atividades complementares a partir do segundo semestre?

Sim. As atividades podem ser realizadas a partir do segundo semestre, porém você acumulara a quantidade de horas a serem entregue. Por exemplo, suponhamos que você tem que entregar 60 horas por semestre, por algum motivo você não entrega as atividades no primeiro semestre. Para o segundo semestre você deverá 120 horas. Por esse motivo não é sábio deixar acumular as horas complementares.
 

Como Conseguir as Atividades Complementares


Para conseguir as atividades complementares é muito simples, basta seguir as dicas passadas a seguir:

Cursos Online: Hoje existem milhares de sites que oferecem cursos online. Você pode fazer um curso com certificado para entregar como atividades complementares.

Visita ao Museu: Você pode visitar um museu e fazer um relatório sobre as obras de arte que você observou.

Palestra: Geralmente as faculdades oferecem diversas palestras gratuitas abertas ao publico. Você deve ficar atento ao painel de avisos da sua faculdade. Outra opção é ficar atento as palestras gratuitas oferecidas pelo SENAC.

Resenha de Livros: Você também pode fazer uma resenha do seu livro favorito.

Resenha de Filmes: Essa também é uma opção valida! Você pode ir no cinema assistir a um filme e fazer a resenha desse filme. Apenas lembrando que você deve entregar a resenha + o bilhete do cinema.

Ação Voluntaria: Você pode reunir sua turma e fazer uma campanha de doação de alimentos, roupas ou brinquedos para alguma ONG ou entidade carente de sua cidade.

Apenas com essas dicas acima, você consegue tranquilamente entregar as atividades complementares em sua faculdade. O ideal porém é que você faça as atividades complementares relacionadas com seu curso.

Viu como é fácil entregar as atividades complementares?

Gostou da dica? Então compartilhe essa página com seus colegas de curso.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário